terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Europa quer tornar Internet segura para as crianças

A ideia é proteger os mais jovens dos perigos que podem chegar via Internet. Por isso ninguém melhor que os próprios para darem pistas de como se podem proteger do risco, eficazmente. O dia Europeu da Internet segura é assinalado hoje em 50 países, numa tentativa de aproximar os jovens e os decisores sobre as questões relativas à segurança quando navegam em rede e aumentar a sensibilização para os melhores métodos de protecção dos menores nesse ambiente.

Em Bruxelas, a Comissão Europeia organiza hoje (12 de Fevereiro de 2008) um fórum pan-europeu da juventude para o qual convidou 30 adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, de nove países europeus.

Este mês vai ser apresentado o novo programa "Safer Internet" para 2009-2013, o qual vai ser estendido aos telemóveis.

"Os jovens aprenderam rapidamente a tirar partido dos serviços em linha, como as redes de contacto social e os telemóveis. Mas muitos deles ainda subestimam os riscos escondidos da utilização desses serviços, como o "cibermolestamento" até ao aliciamento sexual", explicou ontem a comissária responsável pela sociedade da informação.

Bruxelas quer vedar, ou dificultar o acesso a páginas de Internet ou via telemóvel com informação cujos alvos possam não ser capazes de discernir, como sites que promover a violência, a anorexia, o suicídio ou assédio sexual. Para isso vai ter a colaboração de praticamente todas as empresas de telecomunicação europeias, que estão a desenvolver mecanismos para impedir os mais jovens a aceder a informação classificada para adultos.

Em Portugal, o projecto é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento, a DGCI-CRIE, a Fundação para a Computação Científica Nacional e a Microsoft Portugal.

Hoje, é certo que os jovens vão apontar 10 dicas para a segurança em linha em matéria de e precauções na utilização dos sítios de contacto social em rede e dos telemóveis tanto como de ferramentas e métodos de sensibilização. Em toda a UE, tinha sido lançado o desafio um projecto multimédia produzido pelas escolas europeias cujo vencedor vai ser conhecido hoje.

Via Jornal de Notícias

Sem comentários: