segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Ciclo de Debates "Falar Global na FPC" - Os jovens face aos perigos da NET

A Fundação Portuguesa das Comunicações é palco de mais um debate "Falar Global" no dia 21 de Fevereiro (quinta-feira) às 18,30h no Átrio da Casa do Futuro Inclusiva.

É indiscutível o mundo de possibilidades que nos oferece a Internet. Existe, no entanto, um lado escuro de potenciais perigos do qual todos somos alvos, especialmente jovens e adolescentes.

Neste debate serão definidos os contornos das inúmeras ameaças dissimuladas na Internet e revelados alguns dos comportamentos que podem aumentar ou diminuir os riscos.

Para isso, o debate conta com dois convidados especiais:

o Dr. Eduardo Sá, psicólogo clínico, psicanalista e professor de psicologia clínica na Universidade de Coimbra e no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa,

e o Dr. Moita Flores, ex-agente da Polícia Judiciária, Doutorado do Instituto de História e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e actual Presidente da Câmara de Santarém.

A moderação do debate será feita pelo Professor Doutor Reginaldo Rodrigues de Almeida, autor e apresentador do programa "Falar Global".

Via Fundação Portuguesa das Comunicações

1 comentário:

Sylvie disse...

Boa tarde.
Eu vi ontem á noite parte do debate (infelizmente não o apanhei do príncípio)e fiquei revoltada com o que ouvi da parte do Dr. Moita Flores. Sem lhe querer faltar ao respeito não posso deixar de dar a minha opinião sobre o assunto em questão (e que não vai de encontro á dele). A Internet é o presente/futuro, os computadores são instrumentos de trabalho muito úteis e imprencindíveis nos dias de hoje, mas e claro que, também por ser uma extensão da liberdade de expressão de cada indivíduo de cada vez que nos ligamos á net surgem-nos o Mundo á nossa frente, com tudo o que ele tem, de bom e de mau. Eu acho que internet e computador são 2 coisas diferentes apesar de interagirem em conjunto. Eu posso ter em casa um pc sem ligação á net e usa-lo para estudar e/ou trabalhar! Um computador para mim não é um luxo mas sim uma ferramenta útil de trabalho! o Dr. Moita Flores comparava o pc a uns ténis de marca, a um mito e eu não concordo com isto. Agora, um pc, com net e com todos os programas que se usam para comunicar instalados e que o uso que se lhe dá é quase exclusivamente para estar em chats aí sim, já se aproxima mais a um luxo.
Entendo perfeitamente que qualquer pai hoje em dia tenha um certo receio de saber que o seu filho pode estar a navegar por sitios menos aconselháveis e/ou a falar e a fazer coisas menos correctas, e ou estarem mais vulneráveis a ataques de natureza abusiva sexual ou não. Até aqui tudo bem concordo mas em vez de nestes programas ser lançado o pânico porque é que não ensinam as pessoas a lidar com o problema? É tirando o pc ao meu filho que fico mais descansada? quando sei que hoje em dia é importante para os estudantes terem acesso á net?! (quem me dera a mim no tempo em que eu estudava ter acesso á net!). É tirando o pc do seu quarto e colocando-o na sala ou em qlq outro sítio onde eu o posso "controlar" e espiar que resolvo o assunto? não é com certeza. Nem eu me sentiria bem a espiar o meu filho. No meu caso pessoal a minha filha tem 13 anos e há mais ou menos 3 anos que tem pc no quarto dela. Primeiro dei-lhe um de torre que nem era grande máquina prepositadamente para ela começar e aprender. Depois desse passou a um portátil e desde sempre, em ambas as situações, com acesso á net. Ela dá o devido uso ao pc e á net porque EU A ENSINEI a fazê-lo. Para além disso, ela tem as horas de estudar e usar o pc, como tem horas para usar outros programas de comunicação com os amigos (como o msn, por ex) e tem as horas de sair e estar com as amigas a brincar como, concordo, é saudável e faz parte do desenvolvimento da criança. Há que entender que hoje em dia a net faz parte da geração deles,eles cresem com ela, por isso não é proibindo ou impedindo-lhes o acesso que os ajudamos e protegemos mas sim conversando com eles, desde cedo, explicando-lhes os pergigos que existem no mundo. Para além desta comunicação que todos nós devemos ter com os nossos filhos, baseada na verdade, amizade, confiança e respeitando a sua privacidade, devemos também ter em conta que existem programas fáceis de usar e que o seu objectivo é "controlar" o uso de da net pelo seu filho. Podemos filtrar o que eles vêm, dar-lhes acesso só ao conteúdo seguro. Podemos também impor horários para usarem a internet. Há varias opções disponíveis para tornarmos a nossa net em casa segura para os nossos filhos. Há é que divulgar isto usando a comunicação social com estes seus debates por exemplo para ensinar aos encarregados de educação o que fazer e não como vi ontem semar o pânico e manter na mesma as pessoas na ignorancia. Porque isso não nos interessa! há que estarmos infortmados. Os perigos existem?sim é uma realidade e precisamente por existirem é que devemos saber lidar com eles, contornando-os. Não é escondendo ou andar a fazer de polícia em casa, a espreitar as conversas que o meu filho tem com os amigos que eu o vou proteger!
Peço desculpa por o comentário ser tão longo mas espero ter-me feito entender. Embora pudesse estar aqui o resto da tarde a falar sobre o assunto acho que mais ou menos expliquei o meu descontentamento com a mensagem transmitida ontem. Mais uma vez: há que falar dos perigos da net e também sobre o que existe á nossa disposição (na mesma) para lidar com o seu lado mau. Perigos há em todo o lado. Dentro e fora de casa. E não é a esconder ou a fazer de conta que não existem que os resolvemos mas sim falando sobre eles e aprendendo formas de lidar com eles.
Se procurarem na net há imensas ferramentas deste tipo.
Obrigada.